Abaixo a lista com o que mais provoca estouro dos pneus:
Abaixo a lista com o que mais provoca
estouro dos pneus:
▫Transitar em estrada de terra.
▫Excesso de calibragem.
▫Baixa calibragem.
▫Amortecedores velhos.
▫Válvulas desreguladas.
Além de estouro do pneu temos esses 6 riscos:
1 - Seu carro fica mais suscetível à aquaplanagem
Segundo Astolfi, os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do carro e qualquer variação na pressão, seja ela aumentada ou diminuída, pode alterar o comportamento do veículo. Quando o pneu fica mais murcho, ou seja, quando deixa de ser calibrado, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Esse é o o gatilho para a aquaplanagem.
Segundo Astolfi, os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do carro e qualquer variação na pressão, seja ela aumentada ou diminuída, pode alterar o comportamento do veículo. Quando o pneu fica mais murcho, ou seja, quando deixa de ser calibrado, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Esse é o o gatilho para a aquaplanagem.
2 - Seu pneu pode sofrer danos por impacto
"Com pressão baixa os pneus ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros, o que faz aquela bolha na lateral do pneu", afirma o especialista. Essa bolha pode estourar e aí, bem, dê adeus a seu pneu.
3 - Seu pneu pode sair da roda
Sim, a má calibragem pode te levar a esse ponto. Chamada de detalonamento, essa situação é uma exceção, afirma Astolfi, e exige uma série de fatores para acontecer. Além da pressão baixa dos pneus, o veículo deve estar muito pesado e numa curva bastante fechada, por exemplo.
"Com pressão baixa os pneus ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros, o que faz aquela bolha na lateral do pneu", afirma o especialista. Essa bolha pode estourar e aí, bem, dê adeus a seu pneu.
3 - Seu pneu pode sair da roda
Sim, a má calibragem pode te levar a esse ponto. Chamada de detalonamento, essa situação é uma exceção, afirma Astolfi, e exige uma série de fatores para acontecer. Além da pressão baixa dos pneus, o veículo deve estar muito pesado e numa curva bastante fechada, por exemplo.
4 - Seu SUV pode capotar
Os SUVs têm o centro
de gravidade mais alto do que veículos baixos, tais como sedãs e hatches, por
exemplo. Essa construção com mais peso concentrado na parte superior do veículo
torna esse tipo de carro mais propenso a capotamentos, o que pode piorar muito
mais se a calibragem não estiver em dia.
Em geral, os SUVs
têm pneus maiores, com paredes grandes na lateral, como afirma o gerente de
assistência técnica da Continental. Com o pneu murcho, as laterais baixam, a
área de contato do pneu com o solo aumenta e isso pode fazer com que ele
"segure" demais no chão. "Nesse caso, o veículo não joga a
traseira durante a curva, acaba derivando demais e pode chegar a um
capotamento, mesmo com o controle de estabilidade", afirma Astolfi.
Como esse tipo de
situação varia de acordo com a construção lateral dos pneus, em alguns carros o
efeito pode ser o contrário. "Alguns pneus podem dobrar na lateral,
levantando e diminuindo a área de contato com o asfalto", explica o
especialista.
Problemas causados pelo excesso de pressão
Problemas causados pelo excesso de pressão
5 - Sua picape pode perder estabilidade no eixo traseiro
É importante lembrar
que todo tipo de carroceria sofre quando há falhas na calibragem, mas a picape
fica especialmente instável quando os pneus têm pressão acima do normal. Ao
carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a
pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. "Como o pneu
fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro
por causa desse excesso", explica o especialista. Como boa parte das
picapes médias conta com tração traseira ou temporária, o destracionamento pode
causar perda de controle facilmente.
6 - A performance de frenagem de seu veículo pode piorar
Segundo Astolfi, o
ombro, ou seja, a lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da
carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral
levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar
com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem. De
acordo com o especialista, não é possível quantificar isso, já que envolve
variáveis como peso do carro, dimensão do pneu, sistema de frenagem, entre
outros.
Dúvidas e sugestões de novos assuntos, deixe nos comentários. 😀👍
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Quando um pneu de caminhão, ele abre do lado qual é o mutivo
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